terça-feira, 24 de agosto de 2010

A Bússola de Ouro



Lyra Belacqua (Dakota Blue Richards) é uma órfã que foi criada na Universidade Oxford. No mundo em que vive todas as pessoas têm um "daemon", ou seja, uma manifestação de sua própria alma em forma animal. Lyra leva uma vida tranqüila até ela e seu daemon, Pantalaimon, descobrirem a existência de uma substância misteriosa chamada "pó". Isto provoca um estranho efeito nas crianças, o que faz com que as autoridades religiosas se convençam de que representa o mal. Seguindo o misterioso Lorde Asriel (Daniel Craig), seu protetor, Lyra parte em busca de uma resposta. Em Londres ela descobre que diversas crianças estão desaparecendo, entre elas Roger (Ben Walker), seu melhor amigo. Com a ajuda de um instrumento ancestral, que se parece com uma bússola de ouro, ela parte numa jornada que pode alterar o mundo para sempre.

Nicole Kidman (Marisa Coulter)
Daniel Craig (Lorde Asriel)
Dakota Blue Richards (Lyra Belacqua)
Ben Walker (Roger)
Eva Green (Serafina Pekkala)
Jim Carter (John Faa)
Tom Courtenay (Farder Cordam)
Charlie Rowe (Billy Costa)

Clare Higgins (Ma Costa)
Steven Loton (Tony Costa)
Sam Elliott (Lee Scoresby)
Simon McBurney (Fra Pavel)
Jack Shepherd (Mestre)
John Bett (Thorold)
Christopher Lee (Lorde Boreal)
Kathy Bates (Hester - voz)
Ian McKellen (Iorek Byrnison - voz)
Ian McShane (Ragner Sturlusson - voz)
Freddie Highmore (Pantalaimon - voz)



- Em julho de 2003 Tom Stoppard foi contratado para escrever o roteiro de A Bússola de Ouro. Um ano depois, quando Chris Weitz foi contratado como diretor, este roteiro foi descartado, com Weitz preferindo adaptar o livro ele próprio.

- Em dezembro de 2004 o diretor Chris Weitz desistiu de trabalhar em A Bússola de Ouro, declarando estar intimidado com os desafios técnicos do filme.

- Em agosto de 2005 Anand Tucker foi contratado como o novo diretor, definindo que o foco central seria a busca de Lyra por seu auto-conhecimento e sua família. Porém em maio de 2006 ele também desistiu do filme, alegando diferenças criativas com a New Line Cinema.

- Após a saída de Anand Tucker, Chris Weitz foi recontratado para dirigir A Bússola de Ouro.

- Philip Pullman, autor da série Fronteiras do Universo, queria que Jason Isaacs interpretasse Lorde Asriel, Nicole Kidman como Marisa Coulter e Samuel L. Jackson como Lee Scoresby. Entretanto o autor não teve participação na escolha do elenco.

- Segundo a produtora Deborah Forte, ela e Philip Pullman conversavam sobre a possibilidade de Nicole Kidman interpretar Marisa Coulter 10 anos antes do início das filmagens de A Bússola de Ouro.

- Dez mil crianças fizeram testes em Cambridge, Oxford, Exeter e Kendal para a personagem Lyra Belacqua. Em junho de 2006 Dakota Blue Richards foi escolhida, sob a aprovação do autor Philip Pullman.

- Este é o 2º filme em que Nicole Kidman e Daniel Craig atuam juntos. O anterior foi Invasores (2007).

- Este é o 2º filme em que Daniel Craig e Eva Green atuam juntos. O anterior foi 007 - Cassino Royale (2006).

- Adam Godley foi contratado para dar voz ao personagem Pantalaimon, mas foi substituído por Freddie Highmore.

- As filmagens ocorreram entre 4 de setembro de 2006 e janeiro de 2007.

- Algumas cenas foram rodadas em locações na Escandinávia, apesar de nenhum ator ter sido autorizado a rodar cenas no local. O motivo foi para não expô-los a temperaturas extremas.

- Cerca de 600 roupas foram confeccionadas para o figurino de A Bússola de Ouro.

- Uma prévia de 10 minutos do filme foi exibida ao público no Festival de Cannes de 2007.

- O orçamento de A Bússola de Ouro foi de US$ 150 milhões.



Nenhum comentário:

Postar um comentário