quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Estréia oficial do Cine Cultura Timbiras






Jovem do interior, com grande talento para a música e boa situação financeira, Gilberto Silva, se vê totalmente perdido quando seu pai perde a fazenda. Sem o apoio dos parentes, o rapaz migra para a cidade grande, perambulando pelas ruas, até que, desesperado, ao entrar numa igreja, o padre ouve os seus pedidos de ajuda e convida-o a viver no anexo da sacristia.

O religioso incentiva-o a procurar um emprego e, também, a explorar as suas habilidades artísticas. O grande sonho de Gilberto, porém, é entrar para a faculdade de medicina. Ainda assim, ele acaba se inscrevendo para um programa de calouros da rádio, tornando-se em pouco tempo um fenômeno de popularidade. Com o sucesso inesperado como cantor, Gilberto cria as condições para cursar a universidade e se transforma num cirurgião muito requisitado.

Sem esquecer quem o ajudou, ele colabora com a igreja e cumpre a promessa feita a uma menina paralítica das pernas, operando-a para que ela recupere os movimentos. No hospital em que trabalha, Gilberto se apaixona por uma das enfermeiras e se casa com a jovem.

Rico e famoso, o médico passa a ser assediado pelos parentes que o rejeitaram no passado. Apesar de tudo o que sofreu quando era pobre, recebe-os generosamente em sua casa. No entanto, um dos seus primos trama um golpe insidioso: roubar-lhe a mulher e a fortuna em jóias da família. O primo atinge os objetivos e Gilberto, desiludido e sob o impacto da morte do pai, decide abandonar tudo, transformando-se num bêbado errante.




Vicente Celestino Dr. Gilberto Silva
Victor Drummond Padre Simão
Rodolfo Arena Primo José
Cecy Medina Enfermeira
Walter D'Ávila Rego
Alice Archambeau Marieta
Paulo Celestino Enfermeiro
Manoel Vieira Amigo de José
Júlia Dias Lola
Arlete Lester Maricota, filha de Rego
Oswaldo Loureiro Grã-fino no Bar
Amadeu Celestino Grã-fino no Bar
Isabel Barros Menina princesinha
José Mafra Leão
Antônia Marzullo Lindoca
Regina Braga Mãe da aleijadinha
Jacy de Oliveira Maria das Neves, empregada de Rego
Marilu Dantas Salomé, empregada do Dr. Gilberto
Flora Mattos Cantora
Walter Micelli Locutor de Rádio
Antônio Paes Motorista
Gênero: Drama
Direção: Gilda de Abreu
Roteiro: Gilda de Abreu
Produção: Gilda de Abreu, Adhemar Gonzaga
Música Original: Vicente Celestino
Fotografia: A. P. Castro
Edição: A. P. Castro
Figurino: Ana Laura, Lilá
Maquiagem: Paulo Carias
Efeitos Sonoros: Luiz Braga Jr., Alberto Vianna
Pais: Brasil
Nota: 6.9
Filme Assistido em: 1947

"O Ébrio" é um ótimo filme nacional e uma das maiores bilheterias da época. Escrito e dirigido por Gilda de Abreu, narra o drama de um médico de prestígio que se entrega ao alcoolismo quando a mulher o abandona por outro.

A história é comovente, levando grande parte da platéia às lágrimas. As músicas, de autoria de Vicente Celestino, na época um dos mais populares e consagrados cantores, são por ele muito bem interpretadas.

A direção de Gilda de Abreu é consistentemente segura e, no elenco, o grande destaque é, sem dúvida, Vicente Celestino.





Nenhum comentário:

Postar um comentário