sábado, 14 de janeiro de 2012

COMEÇA A FESTIVIDADE DE SÃO SEBASTIÃO NA COMUNIDADE DO RUFINO

NA ÚLTIMA QUARTA FEIRA, DIA 11 DE JANEIRO, TEVE INÍCIO A FESTIVIDADE DE SÃO SEBASTIÃO DA COMUNIDADE DO RUFINO. UMA FESTA QUE JÁ CONTA COM MAIS DE QUARENTA ANOS DE HITÓRIA EM NOSSO MUNICÍPIO.
A FESTA TEVE INÍCIO COM  O TRADICIONAL CORTEJO, QUE SAI DO LADO DA IGREJA DO ROSÁRIO E VAI ATÉ O BARRACÃO DA COMUNIDADE DO RUFINO, ONDE PROMESSEIROS CARREGAM O MASTRO LADEADOS POR MARUJOS E MARUJAS, NUMA FESTA DE SIMPLICIDADE E BELEZA ÚNICA.
 A CHUVA QUE CAIU NO COMEÇO DO PERCURSO NÃO TIROU O ÂNIMO DOS PROMESSEIROS, MARUJOS E MARUJAS, E NEM DO PÚBLICO QUE ACOMPANHA O CORTEJO TODOS OS ANOS.
A LEVANTAÇÃO DO MASTRO, ORNAMENTADO COM BRINQUEDOS, FRUTAS, GARRAFAS DE VINHO E DOCES, MARCA OFICIALMENTE A ABERTURA DA FESTIVIDADE. DURANTE TODAS AS NOITES ATÉ O DIA 18 DE JANEIRO, SERÃO REALIZADAS NOVENAS, NO DIA 19, UMA MISSA NA CAPELA AINDA EM CONTRUÇÃO PELA COMUNIDADE, SEGUIDA DA TAMBÉM TRADICIONAL SERESTA, E NO DIA 20 A FESTA É FINALIZADA COM A APRESENTAÇÃO DA MARUJADO DOS TIMBIRAS E DERRUBAÇÃO DO MASTRO. ESTE RITUAL E TRADICIONALMENTE REALIZADO TODOS OS ANOS, E DESDE A FUNDAÇÃO DO GRUPO CULTURAL "OS TIMBIRAS", A COMUNIDADE CONTA COM A PARCERIA DA ASSOCIAÇÃO NA REALIZAÇÃO DA FESTIVIDADE.

E HOJE O CINE CULTURA TIMBIRAS ESTÁ COMTRIBUINDO COM A FESTIVIDADE, COM A EXIBIÇÃO DO PROGRAMA "CURTA CRIANÇA 4".

Nos filmes deste programa são as crianças que fazem acontecer. As produções têm isso em comum, mesmo com estéticas variadas e em cenários brasileiros tão diferentes uns dos outros. Assim, no interior alagoano, a
menina Lia corre atrás do sonho de ir à festa com um vestido novo. Na Amazônia, uma pequena índia busca alcançar a Lua, lançando-se ao seu reflexo nas águas, em releitura de grande intensidade poética do mito guarani. Nos canaviais, uma jovem cuja mula que empacou faz inusitada aliança com um menino da cidade. Em São Paulo, uma menina faz da própria sombra sua melhor amiga. No litoral baiano, um jovem catador de cajus usa
seu carrinho de mão para um carreto muito especial e solidário. E em uma grande cidade do sul, um menino muito diferente dos outros não abre mão de ser quem é. São curtas-metragens que vão emocionar, divertir e... dar o que falar!


 

Filmes do Programa 249


Tempo total aproximado do programa: 81 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário